quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Igrejas X bibliotecas

Uma comparação entre a quantidade de Igrejas e bibliotecas em Curitiba. O método usado foi digitar as palavras “Igreja”, “biblioteca” e “Padaria” no Google maps.



Os resultados obviamente não são precisos. Certamente ficaram itens de fora em todas as pesquisas, mas já dá pra ter uma ideia de quão desigual é proporção entre igrejas e bibliotecas.

No mapa das padarias, por algum motivo que não entendi as bolinhas apareciam maiores que nos outros mapas, mas a impressão que eu tenho é que há um empate com as igrejas.

O site da Prefeitura de Curitiba lista 45 unidades do “Farol do saber”, que podem ser consideradas bibliotecas para todos os efeitos. Alguns deles não aparecem no mapa, mas mesmo que aparecem todos, ainda assim as bibliotecas perderiam a disputa.

E claro, só pra lembrar, cada uma das bolinhas de igrejas representam um imóvel que não paga IPTU.

Um comentário:

Carol disse...

Isso não me impede de lembrar de um fato que um professor de geografia meu me falou: se a ordem dos franciscanos fosse uma empresa multinacional, estaria entre as 10 mais ricas do mundo. Lembro também do fato que as atuais empresas multinacionais são mais ricas do que muitos Estados relativamente estáveis. Somando esses dois fatos, não é difícil entender como a Igreja detém tanto capital. Uma vez que não pague determinados tipos de impostos, isso só colabora pro Vaticano engordar ainda mais seu privilegiado banco.