quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Beto Richa encheu o gabinete com santos

O governador Beto Richa encheu o seu gabinete com imagens de santos. A foto ao lado foi publicada no Blog do Zé Beto. A pintura é o busto de José Richa, pai de Beto, e que também já foi governador. Em baixo do quadro, além da Bíblia, estão imagens de Nossa Senhora de Aparecida, Santo Antônio, São Jorge e outros santos.

Na foto de baixo (da Agência Estadual de Notícias) dá pra ver o quadro ao fundo, um crucifixo dourado na parede e do lado esquerdo (perto da bandeira do Paraná) uma estatueta que também parece ser religiosa.

Pelo que dá para entender do gabinete pelas fotos, tudo isso fica de costas para a mesa do governador e de frente para as visitas.

Recentemente a Folha de São Paulo deu a notícia de que a Dilma tinha retirado o crucifixo e a bíblia do gabinete presidencial. Depois eles publicaram a resposta da Secretaria de Comunicação Social explicando que o crucifixo era do Lula e a bíblia havia sido colocada numa sala ao lado do gabinete antes da chegada da presidenta.

Símbolo religioso em prédios públicos, pode? E nas partes "não-públicas" dos prédios públicos?



2 comentários:

Yuri S. C. disse...

"Símbolo religioso em prédios públicos, pode?"
Não é inconstitucional, uma vez que não é decisão do estado, mas do governador.
Então parece que pode.

Unknown disse...

Yuri, eu tb acho que um funcionário (público ou privado) pode enfeitar a mesa dele como quiser. E a maioria das pessoas que discutiram o assunto na nossa comunidade no orkut pensavam de maneira parecida.

A única coisa que me deixa receoso, é que em um lugar como o gabinete do governador (assim como o plenário das casas legislativas) esses enfeites ganham um peso simbólico muito grande.

Mas legalmente falando parece que não é proibido mesmo.